terça-feira, 18 de dezembro de 2012

As peças grandes de 2012

Alguns amigos cuteleiros brincam comigo pela satisfação que tenho de produzir peças grandes e robustas. Sejam facas ou espadas, já tive o prazer de fazer peças de grande dimensão que me dão especial alegria quando o resultado final é satisfatório.

Em 2012 não foi diferente. Um amigo e colecionador encomendou-me uma réplica da espada  utilizada no filme 300, empunhada pelo ator intérprete de Leônidas de Esparta. Tive que me concentrar muito para manter a peça leve, porém robusta, pois é muito grande para uma espada empunhada por apenas uma mão (comprimento total de 76 centímetros). 


Contam registros históricos que estando o bravo Leônidas, acompanhado de apenas 300 guerreiros, na passagem das Termópilas, esperava pelos 25.000 homens comandados pelo Rei Persa Xerxes, ao receber a seguinte mensagem do líder inimigo dizendo "nossos guerreiros são tantos, que nossas flechas encobrirão a luz do sol" na tentativa de dissuadir o Espartano da batalha, que mandou de volta a seguinte resposta: "- Tanto melhor, pois assim os combateremos à sombra!"  


A estratégia brilhante de Leônidas não pode evitar que cada um dos seus 300 combatentes morressem na batalha, mas o terreno estreito reduziu severamente a vantagem de Xerxes, fazendo com que a batalha durasse cerca de 24 horas, tempo suficiente para que toda a população de Esparta fosse evacuada e escapasse da morte certa. 

Que o nobre sacrifício dos Valentes 300 de Esparta jamais seja esquecido!!!

Essa até mesmo o Coronel James Bowie, que empresta seu nome à este 
estilo de faca tipicamente norte-americano, gostaria de carregar. 
Segundo a história, sua lendária faca produzida manualmente pelo ferreiro John Black, 
assim como a peça da foto, era de lâmina bastante larga e longa.

A Campeã na Categoria de Melhor Faca de Arte na 1ª Mostra Internacional de Cutelaria, com cabo em chifre de carneiro merino e damasco Arkansas Breeze.

 Uma bela Bowie de 12 polegadas de lâmina, em aço damasco mosaico e marfim de mamute.

 A beleza clássica de uma Bowie com guarda em "S".


Telefones: (17) 3525-2595 e (17) 9727-0246
Email: e.berardoknives@gmail.com
http://www.facebook.com/eduardo.cenevivaberardo


Nenhum comentário:

Postar um comentário