segunda-feira, 23 de setembro de 2013

AVISO IMPORTANTE!

Olá meus caros Amigos, Clientes e Cuteleiros que acompanham meu trabalho por meio deste blog.
 
Acredito que a maioria de vocês, senão todos, saibam que além de cuteleiro também sou Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
 
Começamos no oficialato como 2° Tenente e somos gradativamente promovidos até o mais alto posto da carreira, o de Coronel.
 
Para tal alguns requisitos devem ser cumpridos.
 
Recentemente publicou-se edital para Concurso Interno de admissão ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, destinado à Capitães.
 
Esse concurso é composto de diversas etapas e se aprovado o candidato terá garantida a vaga para frequentar o curso mencionado.
 
Este por sua vez, é obrigatório para quem deseja ser promovido de Capitão aos postos superiores de Major e Tenente Coronel.
 
Pelas condições discriminadas no edital, esta será a primeira vez que eu poderei prestar este concurso, que é difícil e de comum reprovação de alguns.
 
Trata-se de um processo seletivo bastante estressante e desgastante, com um volume colossal de materias técnico-profissionais a serem estudadas, além de uma etapa de submissão de um projeto de pesquisa à uma Banca Examinadora composta por Oficiais Superiores.
 
Ocorre que uma das etapas, a prova escrita, composta de 100 questões, acontecerá no dia 5 de novembro, exatos 2 dias após o Salão Paulista de Cutelaria, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3.
 
Essa proximidade de datas inviabilizou completamente minhas possibilidades de participação no Salão Paulista, pois o evento em si é fisicamente muito cansativo, além do que, cada minuto de meu tempo disponível será ocupado com os estudos.
 
Assim quero registrar minhas desculpas à meus amigos, clientes , colegas cuteleiros e especialmente à minha amiga, cuteleira e organizadora do evento Silvana Mouzinho, pela minha ausência no evento deste ano, muito embora já até houvesse garantido presença.
 
Para mim é motivo de grande tristeza, pois os poucos eventos anuais de cutelaria em nosso país, são as únicas chances que temos para rever queridos amigos.
 
Também peço as desculpas à quem, doravante demorar para receber alguma resposta de emails ou mensagens via facebook. Eu responderei à todos certamente, porém não com a agilidade que eu gostaria.
 
Não interromperei a confecção de minhas facas sob encomenda nem à pronta entrega, mas reduzirei minha frequência na oficina, pois no momento preciso priorizar minha preparação.
 
As novas publicações no blog também serão com menor frequência.
 
Todavia, assim que findar o processo seletivo completo (2ª quinzena de dezembro) estarei novamente à todo o vapor na oficina e no computador para bem atender à todos.
 
Espero sinceramente que todos compreendam que se trata de uma circunstância momentânea, mas que deve ser priorizada e exige o máximo de meus esforços.
 
Torçam por mim! Muito obrigado!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bowie Naja

Olá Caros Amigos. Seguem abaixo mais um belo exemplar do legado do Coronel James "Jim" Bowie, e de seu cuteleiro John Black, que foi feita sob encomenda para um cliente.

Enquanto estava tratando o aço damasco e lentamente revelando seus desenhos, foi inevitável a inspiração de nomina-la Naja, devido às ondas sinuosas das linhas do Padrão Arkansas Breeze, que lembram serpentes. Também vi semelhança entre a largura da lâmina e da cobra, pelos tons de marrom e creme e, é claro, pela agressividade.

A lâmina mede pouco mais de 11 polegadas e ficou com belas proporções.

A guarda e o espaçador foram feitas em aço damasco.

No cabo, talas de chifre de carneiro merino, afixadas com 2 pinos mosaicos.

Para finalizar o acabamento do cabo, foi colocado um pomo em aço damasco.

Espero que gostem. Forte abraço!















Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Assuq Chef.

Olá meus amigos. Esta é minha faca mais recente, uma faca de Chef de Cozinha, modelo Sabatier (francês) que fiz sob encomenda para um cliente.

Provavelmente a Sabatier seja o modelo de faca de cozinha mais executado no mundo, seja pela indústria ou pelos cuteleiros custom.  Para mim, sem dúvidas é o modelo mais virtuoso e versátil, seja para uso geral em cozinha ou churrasco, assim como extremamente lindo, com suas curvas sinuosas e sua ponta agressiva.

Esta peça tem 10 polegadas de lâmina, uma medida que atende bem ao uso em churrascos, especialmente quando se pretende cortar peças grandes, como uma picanha, por exemplo.

O padrão de aço damasco escolhido foi o Arkansas Breeze e conta com 160 camadas.

O belíssimo cabo é de raiz de uma árvore cítrica, a qual o vendedor não me informou a espécie e foi estabilizado quimicamente com resina. Suas linhas negras e desorganizadas,  em meio à um fundo em tons de amarelo, contrastam perfeitamente com as linhas negras e prateadas do damasco. Achei este cabo realmente incrível.

Esta peça recebe o nome de Assuq, em homenagem ao meu amigo, cliente e grande Chef de Cozinha Internacional Alex Nassar, que inaugurou recentemente seu belíssimo Restaurante Assuq em Avaré, uma excelente opção para quem aprecia alta gastronomia. Alex tem fielmente prestigiado meu trabalho há anos e sempre foi um amigo gentil. Confiram o site do Restaurante Assuq clicando no link abaixo:


Espero que gostem! Um grande abraço e que Deus abençoe a todos!


A Sabatier francesa.

As belas linhas negras em meio aos tons de amarelo.

Cabo com espessura fina para facilitar o constante "pegar/soltar"
do trabalho na cozinha.

Vista superior. Lâmina estreita e com ponta agressiva.

A sinuosidade sexy do cabo.

O encaixe com a estrutura de aço integral da lâmina.

A desorganização das lindas linhas negras do cabo.

A Assuq Chef.


 Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Bowie Pegasus

Olá Pessoal, terminei recentemente uma grande faca Bowie feita sob encomenda para um cliente de longa data. 

É outra versão da bem-sucedida Mustang, com lâmina acima de 11 polegadas de comprimento, bastante robusta, com falso-fio proporcionalmente um pouco maior que o da faca inspiradora.

O aço damasco padrão ladder é um clássico e foi escolhido pois harmoniza perfeitamente com grandes Bowies.

A guarda tem o design oval e foi construída em aço damasco.

O cabo foi feito em talas de osso de canela de girafa estabilizado, extremamente denso e em belos tons de cinza e preto.

Ao centro do cabo foi inserido um escudo oval em aço inoxidável que recebeu acabamento polido, onde serão gravadas as iniciais do proprietário da peça.

Ladeando o escudo e em perfeita combinação quanto ao estilo da faca, foram colocados dois pinos mosaicos.

Espero que vocês apreciem. Um grande abraço a todos!



O design arrojado da Pegasus.

Notem o alinhamento perfeito entre a junção das talas,
o centro da guarda e o centro do falso-fio.

Uma excelente combinação de tons do damasco, 
das talas de osso de girafa e do escudo em aço inox.

O destaque da "crista" do falso-fio.

A junção perfeita e quase invisível das talas.

Esse design de cabo oferece uma empunhadura muito confortável.

Uma peça bem imponente.

Ajuste perfeito das talas de osso de girafa. Sem frestas!

A inserção perfeita do escudo de aço inox.

A visão na parte de baixo. 
Tudo alinhado: talas, guarda e fio.

Uma peça pra quem gosta de Bowies.



Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595