segunda-feira, 15 de junho de 2015

Lírio dos Vales

Continuando a registrar e divulgar meus trabalhos executados antes da criação deste blog, quero apresentar-lhes uma das minhas peças mais belas, que confeccionei em abril de 2011.

"Sapeando" informalmente na internet, ao que me recordo no Google Imagens, procurando por espadas de caça, me deparei com uma gravura, que trazia o desenho de uma bela espada, design que lembrava as facas Bowie, onde constava escrito "Odingaard 15h C German Messer", traduzindo: "Faca Alemã de Odingaard do 15° Século".


Tratava-se de um fórum especializado em cutelaria, e gostando do projeto e estando inspirado a executá-lo, tratei de ir pra oficina e por a mão na massa... digo, no aço!

Por si só uma peça com 20 polegadas de lâmina, já é um pesadelo técnico. A cada polegada acrescida à qualquer que seja o projeto, multiplicam-se os possíveis problemas em progressão geométrica. Isso é natural, pois potencializam-se a dificuldade de usinagem, simetria, têmpera, decorrentes empenamentos, etc.

Além disso, eu sabia que por se tratar de uma "espada de uma mão", ou seja, que é empunhada e manuseada por apenas uma das mãos do usuário, eu deveria dar especial atenção ao peso final da peça, para que fosse viável e prática, não somente esteticamente bonita.

A guarda com secção transversal quadrada, aparentemente seria de fácil usinagem. Ledo engano! Fazer com que ficasse perfeitamente simétrica me exigiu muita paciência e habilidade.

Certamente o maior problema técnico era a usinagem do cabo, com montagem de frame, espaçador e pomo, em secção transversal oitavada. Duas questões:

1. Usinar o oitavado em curva é sempre complicado, pois a lixa tende a "picotar" a parte côncava da curva. 

2. A diferença de dureza entre o aço damasco e as talas de marfim de elefante. A lixadeira, naturalmente, tende a gastar mais o material mais macio, como o marfim, e deixá-los (o aço e o marfim) com as superfícies nas mesmas dimensões e acabamento, exige muita cautela.

Com tudo usinado, acabado e montado, restava somente o tratamento do damasco. Aí veio um grande susto...

Infantilmente, protegi o marfim de elefante com esmalte de unha... vermelho! Erro absurdo! Obviamente depois de revelado o damasco no percloreto férrico e do posterior banho protetor do fosfato de manganês, restava remover o esmalte e dar o devito polimento ao conjunto.

Removido o esmalte vermelho, surpresa: meu cabo de marfim de elefante lindo e maravilhoso, parecia um copo de leite com quick de morango!


Eu só não enfartei porque meu coração estava bem! Que bonitinha, minha espada com marfinzinho cor-de-rosa.

Cheguei a pensar que só conseguiria vendê-la numa promoção de alguma loja da Hello Kit.

GRANDE PROMOÇÃO DE 
ESPADAS COM MARFIM COR-DE-ROSA!!!

Acho que nunca me senti tão burro na vida!!! Imperdoável ter cometido um erro tão óbvio. Passar esmalte vermelho sobre uma superfície porosa branca!

Depois de uma meditação zen, respirei fundo e comecei as tentativas de não perder quase um mês de trabalho, nem meu único par de marfim de elefante!

Depois de umas duas horas de lixa grão 1200, lixando cirúrgica e delicadamente como quem desarma uma bomba, consegui masculinizar novamente meu marfim sem prejuízos e salvar o pouco que restara de meu Quociente de Inteligência (QI).

Minha auto-imagem naquele dia!

Enfim, foi mais um dos aprendizados decorrentes da caminhada nesta bela arte da cutelaria, onde a maioria de nossas habilidades são desenvolvidas mediante tentativa e erro, mediante persistência e muito esforço.

Hoje, restou a oportunidade de rir muito da situação, e as imagens dessa bela peça que foi abrilhantar uma grande coleção nos Estados Unidos!

Espero que vocês apreciem!


Lírio dos Vales


Uma belíssima peça, destaque em qualquer coleção!

A linda guarda com secção transversal quadrada, 
com as extremidades em forma de diamante.

O contraste e a definição do damasco ladder.

O finíssimo marfim de elefante.

A lâmina em design de Bowie, 
sempre esteticamente sedutora.

Bainha revestida com couro de canela de avestruz.

O cabo oitavado e a guarda em diamante.
Pura técnica!

O Lírio dos Vales!



"Mas o fruto do Espírito é: 
amor, alegria, paz, longanimidade, 
benignidade, bondade e fidelidade."
Gálatas 5:22


Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

Nenhum comentário:

Postar um comentário