quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Konrad

Minha reverência ao design das facas gaúchas é publica. Sem dúvidas é uma das facas mais funcionais, versáteis e mecanicamente resistente que se pode construir.

Também conhecidas como Mediterrâneas, pois são originárias daquela região, são facas de projetos simples, clean e muito funcionais, especialmente pela ausência de guarda que, mesmo tendo funções específicas e muita importância em alguns projetos, em muitas circunstâncias, limita e atrapalha o uso da lâmina.

Nas mãos dos habilidosos cuteleiros brasileiros, elas passaram a ser construídas integralmente, ou seja, numa única peça de aço, sem qualquer peça acessória montada. Esta construção aliada ao fato da ausência de qualquer ângulo reto nos projetos, deixa a faca praticamente indestrutível. 

Observação importante: O ângulo reto é um ponto de fragilidade. Não que este seja por si só fraco, mecanicamente falando, mas se a mesma estrutura for construída em design arredondado, ela se torna muito mais resistente. Em se tratando de projetos de facas, especialmente imaginando-se usos normais a que se destina cada projeto, este acréscimo de resistência pode ser considerado desnecessário, pois as facas com ângulos retos também são muito fortes. Contudo, sob o aspecto técnico, devemos ressaltar esta virtude adicional que as curvas proporcionam, além é claro, da beleza estética. 

A tradicional bombinha oval gaúcha, feita "na unha", esculpida manualmente à lima, é sempre linda e uma oportunidade de o cuteleiro mostrar suas habilidades.

Para este cabo específico, escolhi uma madeira havaiana, Silky Oak, estabilizada, a qual foi cuidadosamente trabalhada, conferindo mais curvas que se harmonizam ao projeto e que conferem muito conforto e segurança ao usuário.

A bainha, em couro de búfalo, recebeu um revestimento de couro de avestruz, dando um aspecto mais fino ao conjunto.

Espero que apreciem.

Que o nosso Deus abençoe a todos!


Uma faca muito funcional e bela.

O design virtuoso do cabo e o destaque da sempre bela bombinha gaúcha.

A lâmina drop point, minha preferência para usos gerais.

Vista superior.

Curvas que se harmonizam em todo o projeto.

O aspecto de "penas" da madeira havaiana.

Uma "cinturinha" no cabo. Bela e confortável às mãos.

Uma excelente opção de "Every Day Carry".

A ponta bem agressiva.

Konrad


"Pela fé entendemos que o universo
 foi formado pela palavra de Deus, 
de modo que o que se vê 
não foi feito do que é visível."
Hebreus 11:3



 Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

Nenhum comentário:

Postar um comentário