Currículo



Eduardo Ceneviva Berardo é um privilegiado, pois conduz duas carreiras profissionais paralelamente, sendo plenamente realizado profissional e pessoalmente em ambas.


O Cuteleiro

Eduardo Berardo conheceu o grande cuteleiro Luciano Dorneles durante uma viagem de férias à Serra Gaúcha, na cidade de Nova Petrópolis, em dezembro de 2004. Assim que tomou nas mãos uma belíssima faca de aço damasco que Dornelles acabava de concluir, denominada La Pampa, apaixonou-se de imediato pela arte da Cutelaria Custom. O nobre cuteleiro então, vislumbrando o interesse do visitante, predispôs-se a, na medida do possível, orientar o aprendizado deste, que morava a 1400 quilômetros do Mestre.

Berardo retornou à Catanduva/SP em janeiro de 2005, num domingo à noite e já na segunda-feira pela manhã iniciava a construção de sua forja à gás para começar sua caminhada pela arte do ferro e do fogo. Sua primeira bigorna foi um pedaço de trilho de trem, preso precariamente sobre um cepo de madeira. Concluiu sua primeira faca ainda no mês de janeiro.


A primeira faca.


Luciano Dorneles, demonstrando grande nobreza e espírito elevado, pacientemente orientava Berardo ao telefone, que seguia persistentemente em suas experiências, conseguindo produzir suas primeiras facas, sendo as 10 primeiras usinadas totalmente à lima. 

Em abril de 2005 retornou à oficina de seu Mestre e passou 2 semanas tão somente observando-o trabalhar.

De volta à Catanduva, construiu manualmente sua primeira lixadeira, reiniciando a produção de suas facas, agora com muito mais requisitos técnicos.

No final do mesmo ano de 2005, em sua primeira participação em eventos de cutelaria, Berardo conquistou, com sua 16ª faca confeccionada, o Prêmio de Melhor Cuteleiro Iniciante, no São Paulo Knife Show.


A primeira Faca Premiada: Melhor Cuteleiro Iniciante.
São Paulo Knife Show - 2005.

Em fevereiro de 2006 vendeu sua primeira faca para o exigente mercado Norte-americano.

Em março de 2006 filiou-se a American Bladesmith Society.



Em julho do mesmo ano, por deliberação de Dornelles, retornou à Nova Petrópolis para iniciar seu aprendizado na confecção de aços damascos.

Entre os anos de 2006 a 2008 exerceu a função de 1º Secretário da Sociedade Brasileira dos Cuteleiros.

Em 2007 conquistou os Prêmios de Melhor Aço Damasco e Melhor Faca Integral na Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis e Melhor Aço Damasco no São Paulo Knife Show.

Melhor Aço Damasco.
Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis - 2007.

Melhor Faca Integral.
Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis - 2007.

Melhor Aço Damasco.
São Paulo Knife Show - 2007.


Nos anos de 2008 e 2009 ministrou palestras técnicas na Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis e no São Paulo Knife Show.

No ano de 2008 recebeu os Prêmios de Melhor Faca de Campo e Melhor Faca Integral na Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis.

Melhor Faca de Campo.
Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis - 2008.


Melhor Faca Integral.
Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis - 2008.


No ano de 2009 recebeu os Prêmios de Melhor Faca de Campo, Melhor Faca de Caça e Melhor Faca Gaúcha na Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis.

Melhor faca de Campo.
 Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis - 2009.

Melhor Faca de Caça.
Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis - 2009.

Melhor Faca Gaúcha.
Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis - 2009.

Entre os anos de 2009 e 2015 exerceu a função de Diretor Técnico da Sociedade Brasileira dos Cuteleiros.


Em setembro de 2009 realizou Curso de Cutelaria Avançada nível II com o Mestre Cuteleiro Rodrigo Sfreddo.

Em novembro de 2009 submeteu-se ao Teste de Graduação de Mestre Cuteleiro pela Corporação Italiana de Cuteleiros em Milão, sendo aprovado.

Facas submetidas ao Teste de Mestre Cuteleiro em Milão - 2009.


No Coliseu Romano.



Entre os anos de 2010 a 2018 exerceu a função de julgador dos concursos de melhores facas das edições do Salão Paulista de Cutelaria.

Em 2011 realizou palestras sobre facas de Alto Desempenho à Tropa dos Comandos e Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

No ano de 2012 recebeu os Prêmios de Melhor Faca de Caça, Melhor Faca de Arte e Melhor Adaga na 1ª Mostra Internacional de Cutelaria em São Paulo. 

Melhor Faca de Caça.
1ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2012.

Melhor Faca de Arte.
1ª Mostra Internacional de Cutelaria -2012.


Melhor Adaga.
1ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2012.

Em novembro de 2012 ministrou curso de Confecção de Ferramentas Forjadas em situação de Guerra de Resistência aos Oficiais Instrutores do Centro de Instrução de Guerra na Selva do Exército Brasileiro em Manaus/AM.

No ano de 2013, durante o concurso de Melhores Facas da II Mostra Internacional de Cutelaria em São Paulo, recebeu os Prêmios de Melhor Faca Rústica, Melhor Faca de Cozinha e Melhor Faca de Campo.

Melhor Faca Rústica.
2ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2013.


Melhor Faca de Cozinha.
2ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2013.
Foto: Luiz Gustavo Gonçalves.

Melhor Faca de Campo.
2ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2013.
Foto: Luiz Gustavo Gonçalves.

Melhor Faca Bowie
3ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2014.


Melhor Faca de Cozinha
3ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2014.


Melhor Faca de Caça
3ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2014.


Melhor Faca de Campo
3ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2014.


Melhor Lâmina de Arte
4ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2015.


Melhor Faca Bowie
4ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2015.


Melhor Faca de Luta
4ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2015.


Melhor Faca de Cozinha
4ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2015.


Melhor Faca Gaúcha
4ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2015.


Melhor Faca de Caça
4ª Mostra Internacional de Cutelaria - 2015.

Melhor Faca de Cozinha
4ª Feira Anual de Cutelaria Artesanal de Sorocaba - 2015.

Melhor Faca de Cozinha
7º Salão Paulista de Cutelaria - 2015.


Em junho de 2016 submeteu-se ao Teste de Graduação de Journeyman Smith pela American Bladesmith Society em Atlanta - USA, sendo aprovado.




Classe de Journeyman Smiths de 2016.


Prêmio Joe Kessler da American Bladesmith Society
pela Melhor Faca dentre todas as 85 submetidas 
ao Teste de Graduação de Journeyman Smith
Blade Show - 2016.


Em 2017 participou da comissão julgadora do concurso de melhores facas da Feira de Cutelaria de Sorocaba.

Em 1º de junho de 2018 foi aprovado por votação unânime dos 7 membros da Comissão Julgadora  para a certificação de Master Smith, pela American Bladesmith Society, a mais importante entidade mundial da Cutelaria, tornando-se 1 entre somente 3 Master Smiths da América Latina e entre apenas 119 em todo o mundo.

Com isso passou a deter a certificação de Mestre Cuteleiro pelas duas mais importantes entidades do mundo, A Associação Italiana de Cutelaria e a American Bladesmith Society.


Facas da etapa final do teste de Master Smith

Certificação de Master Smith no Blade Show 2018 - Parte 1

Certificação de Master Smith no Blade Show 2018 - Parte 2









Em 2018, foi homenageado com a exposição Mestres do Aço, durante a 10ª Edição do Salão Paulista de Cutelaria, onde foram expostas peças dos 3 Mastermiths Brasileiros, Rodrigo Sfreddo, Dionatam Franco e Eduardo Berardo.


Atualmente registra 29 prêmios na carreira. Algumas de suas facas encontram-se em diversos países estrangeiros, entre eles: Argentina, Estados Unidos, Rússia, Itália, Reino Unido, Panamá, Emirados Árabes, Dinamarca, China, Suíça e Bélgica.



O Major

Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 05 de janeiro de 1993, iniciando o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Formou-se Aspirante à Oficial em 13 de dezembro de 1996, tendo sido classificado no 4° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. Foi promovido ao posto de 2º Tenente em 15 de dezembro de 1997. 


O recém formado Tenente Berardo

Em Janeiro de 1998 foi classificado no 30° Batalhão de Polícia Militar do Interior. Foi promovido ao posto de 1º Tenente em 24 de maio de 2003. Em 24 de maio de 2010 foi promovido à Capitão e em virtude da promoção recebeu a missão de comandar a 1ª Companhia da Escola de Oficiais na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde contribuiu com a formação de 5 turmas de Oficiais.


Academia de Polícia Militar do Barro Branco,
onde são formados os Comandantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Sempre exerceu funções de comando de tropa operacional, como Comandante de Força de Patrulha, Comandante de Patrulhamento Tático Móvel, Oficial de Inteligência, Comandante de Força Tática, Comandante de Companhia da Escola de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Comandante de Companhia de Policiamento, Oficial de Operações, Coordenador Operacional e Subcomandante de Batalhão.

Durante seus 27 anos de carreira, nunca foi punido disciplinarmente, foi condecorado 23 vezes e não teve nenhum comandado morto nem condenado em decorrência de ações operacionais.

Na Instituição Policial Militar, entre outros cursos que realizou destacam-se: Força Tática, Gerenciamento de Crises, Gestão Contemporânea pela Qualidade, Curso de Analista de Informações Criminais – Inteligência de Segurança Pública (neste sagrando-se primeiro colocado), Curso de Mediação de Conflitos 1 e 2, Curso de Condutores de Veículos de Emergência e Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Públicas. 

É Paraquedista de queda-livre formado pela Confederação Brasileira de Paraquedismo, Mergulhador Autônomo pela Profissional Association of Diving Instructors, Faixa-Preta de Judô pela Confederação Brasileira de Judô, Formado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. 


Escalada do Pico das Agulhas Negras - 1995.


Mergulho noturno no Arquipélago de Abrolhos,
a 80 Km do litoral da Bahia - 1995.

Salto livre em Agudos - 1998.


Curso para Faixas-Pretas na 
Federação Paulista de Judô - 2000.

É autor do Livro “Tocando o Extremo Sul – Uma Expedição Motociclística ao Fim do Mundo” (2004), que retrata a Expedição de Motocicletas que liderou no ano de 2003, percorrendo 14.500 quilômetros por 4 países da América do Sul, chegando até Ushuaia, a cidade mais ao sul do mundo, situada na Terra do Fogo. 


Viagem de moto até Punta del Este - Uruguai - 1999.
5.600 quilômetros rodados.


Expedição motociclística Extremo Sul - Ushuaia - 2003.
14.500 km rodados.

Possui as seguintes condecorações:
  • Láurea do Mérito Pessoal em Quinto Grau; 
  • Láurea do Mérito Pessoal em Quarto Grau; 
  • Láurea do Mérito Pessoal em Terceiro Grau; 
  • Láurea do Mérito Pessoal em Segundo Grau;
  • Láurea do Mérito Pessoal em Primeiro Grau; 
  • Medalha Mérito e Dedicação da Academia de Polícia Militar do Barro Branco; 
  • Medalha Mérito Comunitário da Sociedade Amigos da Polícia Militar - SOAPOM (São Paulo); 
  • Medalha Valor Militar em Bronze; 
  • Medalha Valor Militar em Prata; 
  • Challenge Coin do Comandos e Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
  • Medalha Cadete Constitucionalista; 
  • Medalha Governador Pedro de Toledo; 
  • Medalha Constitucionalista; 
  • Medalha MMDC; 
  • Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil da Organização das Nações Unidas - ONU; 
  • Medalha Jubileu de Prata Da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU; 
  • Medalha Mérito Constitucionalista; 
  • Colar Dom João VI; 
  • Medalha Nobres Cavaleiros de São Paulo da Associação Brasileira de Arte Cultura e História - ABACH; 
  • Medalha Heróis do Brasil da Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira; 
  • Colar da Vitória da Sociedade de Veteranos de 32 MMDC; 
  • Medalha Capitão Synésio de Mello e Oliveira; 
  • Medalha Esplendor de São Miguel. e
  • Medalha da Constituição, concedida pela Assembléia Legislativa de São Paulo.

Sendo condecorado com a Medalha Cadete Constitucionalista 
no Páteo da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.


Atualmente ocupa o Posto de Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo e exerce a função de Coordenador Operacional do 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado na cidade de Catanduva.


Num igarapé, em uma das bases de treinamento do 
Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), Manaus,
com o Sr. Coronel do Exército Brasileiro Mário Coimbra.

Cerimonial de entrega do Facão do Combatente de Selva - CIGS - 2011.
Eduardo Berardo foi o segundo "não Guerreiro de Selva" a receber 
tal honraria do Exército Brasileiro, após um Almirante da Marinha do Brasil.

Ministrando Palestra sobre Segurança Primária
 na II Mostra Internacional de Cutelaria - 2013.


O Pai de Família

Eduardo Berardo vive um feliz e completo casamento com Raquel do Valle Berardo desde junho de 2008. É pai orgulhoso de três lindos filhos.

Enzo, nascido em novembro de 2001.

Francisco, nascido em janeiro de 2009.

Benicio, nascido em junho de 2013.

A esposa Raquel.


Eduardo Berardo
Mestre Cuteleiro pela Associação Italiana de Cutelaria - 2009
Journeyman Smith pela American Bladesmith Society - 2016





"O Senhor é o meu rochedo, 
e o meu lugar forte, 
e o meu libertador; 
o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio;
o meu escudo, 
a força da minha salvação, 
e o meu alto refúgio."
Salmos 18:2




Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com

Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

17 comentários:

  1. Parabéns seus trabalhos são fantásticos , sou profundo admirador da cutelaria artesanal e desejo saber se ministra curso de cutelaria . Caso realize o curso desejo saber os detalhes para realiza-lo.

    ResponderExcluir
  2. Homem de fronteira que sou, aprendi de criança a conviver com facas. Das Coqueiro da CASA de mesmo nome, Toledanas, Guassú Byrá uruguaias, de tesoura de esquila e assim por diante. Entretanto, saiba da minha admiraçao pelo seu trabalho , que demonstra e comprova sobretudo, um grande amor a arte que vc. exerce com maestria. Que o Supremo Mestre lhe siga iluminando ! Gd. abc.

    ResponderExcluir
  3. meus parabéns ...honrarias ...cutelaria e é claro família ...

    ResponderExcluir
  4. meus parabéns ...honrarias ...cutelaria e é claro família ...

    ResponderExcluir
  5. Impressionante tua carreira e "lazer". Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Tenente Berardo. Sensacional o seu trabalho. Fraternal abraço e Deus o abençoe e guarde! Prof. José Renato de Castro Cesar

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Cap! É prazeroso ver a alegria que o Senhor tem nas diversas atividades que exerce! Forte abraço... Estou iniciando este nobre ofício... Machado 1º Ten R/2

    ResponderExcluir
  8. Conheço o Du e sua família Ceneviva do qual me inspiraram ser professor de Ed. Física... Tenho um imenso orgulho de ser amigo dele é de sua familia... Abraços

    ResponderExcluir
  9. QUe belo currículo capitão Berardo. Suas facas são belíssimas, autênticas obras de um homem que domina com senso artístico essa arte tão antiga. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Admirável, o cuteleiro artista, PM, aventureiro, motociclista e pai de família . . .
    PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  11. Parabens pela sua linda família.. vou ser pai pela primeira vez agora.. Deus abençoe! Acabei de comentar seu vídeo sobre a picaretagem... Deus abençoe! Att, Daniel Menezes

    ResponderExcluir
  12. É serio que ainda hoje o senhor utiliza MARFIM de elefante para para fazer cabos para faca? Acho um absurdo....

    ResponderExcluir
  13. carreira brilhante capitão, parabéns!

    ResponderExcluir
  14. ola sou cb da pm estou no 20 gb corpo de bombeiro de araçatuba gostaria de fazer um curso de cutelario o sr poderia passar um contato fico no aguardo obrigado

    ResponderExcluir
  15. ola cap meus parabens sou escrito no seu canal e gostaria de fazer um curso te cutelaria estou em araçatuba no 20 gb corpo de bombeiro sr poderia passar um contado de um cuteleiro que ministra curso obrigado

    ResponderExcluir
  16. Impressionante, é a única palavra para o currículo apresentado, não apenas a título profissional, mas também a título pessoal.
    Paráveis e um grande abraço de Portugal

    ResponderExcluir
  17. Parabéns! Grande currículo, extenso e rico, faz justiça a humildade, simplicidade e desprendimento com que disponibiliza seu conhecimento na arte da cutelaria.

    ResponderExcluir