Vídeos







































"Então disse Deus: 
"Façamos o homem à nossa imagem, 
conforme a nossa semelhança. 
Domine ele sobre os peixes do mar, 
sobre as aves do céu, 
sobre os animais grandes 
de toda a terra 
e sobre todos os pequenos 
animais que se movem rente ao chão"."
Genesis 1:26


Para receber emails de Facas Disponíveis, 
Vídeos, Artigos e Informativos sobre Eventos, 
cadastre-se, enviando email para:

e.berardoknives@gmail.com


Contato:
Email: e.berardoknives@gmail.com
Vivo Celular: (17) 99727-0246
Telefone Fixo: (17) 3525-2595

10 comentários:

  1. Muito bem explicado amigo, conheci hoje o teu Blog e pelo jeito vamos conversar muito. Uma dúvida: voce trabalha com as pedras secas? já me disseram para encharcar a pedra Carborundum com óleo de máquina de costura. O que voce pode me dizer? Um grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário Tonhão! Acho que você pode afiar com as pedras secas e quando perceber que elas ficaram saturadas com partículas de aço, você pode lavá-las com água corrente e uma esponja abrasiva para lavar louça. Isso basta. Abraços e que Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Eduardo, não entendi no vídeo onde é que tu compraste a pedra mais fina e a pasta que usas no couro. Podes dar alguma indicação?

    Tens alguma opinião sobre aquelas afiadoras elétricas? Eu uso com umas facas mais baratas, mas noto que o fio não é muito duradouro, mesmo mantendo na chaira, mas não sei se é por causa da qualidade do aço das facas.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everson. Você encontra tanto as pedras de afiar como a massa de polir no Mercado Livre. As afiadoras elétricas não dão o mesmo resultado, mas quebram o galho. Acho que máquinas de afiar removem muito aço e encurtam a vida das facas. A durabilidade do fio de suas facas está ligado à qualidade e tratamento dos aços. Leia o meu artigo "Desempenho de Corte: Quando a ciência encontra a arte!" Abração!

      Excluir
    2. Olá Everson. Você encontra tanto as pedras de afiar como a massa de polir no Mercado Livre. As afiadoras elétricas não dão o mesmo resultado, mas quebram o galho. Acho que máquinas de afiar removem muito aço e encurtam a vida das facas. A durabilidade do fio de suas facas está ligado à qualidade e tratamento dos aços. Leia o meu artigo "Desempenho de Corte: Quando a ciência encontra a arte!" Abração!

      Excluir
  3. Obrigado, Eduardo! Estava lendo os artigos sobre aço damasco e agora vou ao de desempenho de corte.

    Parabéns pelo conteúdo que é informativo na medida certa, pela disponibilidade e generosidade em dividir mais informação específica nos comentários e, sobretudo, pelo trabalho.

    Aquela espada que criaste é linda demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato meu irmão. Caso tenha alguma dúvida é só me mandar um email. Abraços!

      Excluir
  4. Prezado Sr. Berardo,
    assisti hoje ao seu vídeo sobre o Fuller da Baioneta, e o achei muitoooooooo interessante; me recordo um pouco das aulas e palestras de medicina legal quando o professor explicava sobre armas brancas diferenciava entre adaga, punhal e baioneta, e dizia que a baioneta tinha duas diferenças: a) um anel ou copo para encaixe na ponta do fuzil e a calha de sangramento (ou fuller) que conferiria um maior ferimento na vítima, como o senhor bem explicou trata-se de um mito....muito obrigado pela postagem do vídeo e parabéns pela iniciativa e pela didática...atc (ass. João Manuel Grilo Carnide

    ResponderExcluir
  5. Foi a melhor explicação sobre afiaçao, com utensílios simples que encontramos, excelente, obrigado pelo aprendizado adquirido!

    ResponderExcluir
  6. Olá Berardo, parabéns pelo Blog, é ótimo, inclusive as mensagens cristãs. Abraços

    ResponderExcluir